quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Nós, os animais.


Momento... GURIA PARA TUDO! By Caroline Bozzetto
Sim, parece surreal o amor que algumas pessoas dedicam à seus animais de estimação, sejam eles de que espécie for.
Há quem reserve grande parte do próprio orçamento aos tratos com aqueles de quatro patas, outros tantos pagam creche aos peludos.
Há quem internaria, sem dó, piedade ou qualquer resquício de compaixão esses humanos – que para alguns são tão desalmados.
Eu adoro animais e gosto muito mais de gente, então, tentar entender o que leva algumas pessoas a devotarem enorme sentimento (me incluindo) a esses seres irracionais que por vezes tão fofos, me fez refletir sobre isso e chegar até aqui.
Salvo raras exceções, todos nós temos famílias, amigos, companheiros, trabalho e relacionamentos que se expandem além da vida. Em tese, teríamos de nossos semelhantes toda a atenção que necessitaríamos e gostaríamos.
Não precisaríamos ter um depósito de bem querer em um animal rando de estimação.
Seres que não falam conosco, nunca salvaram uma vida, sequer podem dar algum conselho, nunca plantaram uma árvore ou escreveram um livro...
Racionalmente há motivos suficientes para a relação cética entre nós... Todavia, como qualquer forma de amor, essas relações parecem transcender qualquer resquício de racionalidade.
Sou apaixonada pela nossa Lolla. Se ela fica doente, meu pânico de perdê-la chegar a ser ridículo.
Racionalmente, ela é só um animal. Um animal esteticamente igual à milhares por aí. Com a mesma penugem tosca e desvio de septo nasal eu poderia escolher em qualquer pet o seu substituto.
Acontece que nenhum outro rola como ela, rosna como ela ou sequer me espera, dando piruetas no ar, como ela faz. Agregamos valores aos nossos pets na esperança de que eles correspondam a todas as expectativas que criamos deles. Em tese, os animais racionais somos nós.
Devotamos nosso amor a eles porque a recompensa é sempre certa.
No fundo, acho que é um amor meio que egoísta... Mas no fim, é isso mesmo.
Somos seres racionais, dispostos a experiências irracionais. Todos os dias.
Caroline Bozzeto - Costurando Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário