terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Como acabar com as pontas duplas?

Momento... GURIA PARA TUDO!
Não importa o tipo de cabelo, pode ser liso, crespo, de todas as cores possíveis e dos mais variados cortes, todas nós estamos sujeitas as temidas pontas duplas. Mas não se preocupem, chegou a hora de tirar todas suas dúvidas e aprender como evitar esse mal.

Por que acontece?

As pontas duplas ocorrem quando a cutícula (parte externa do cabelo) se parte. Isso pode acontecer por causa de abusos, como processos químicos, cloro, água do mar, o desgaste natural dos fios, a poluição, o ar seco, o sol, o vento e o uso de secador e chapinha. Fios que já sofreram muitos processos químicos têm mais chances de ter pontas duplas, cuidado!
Evite pontas duplas usando cosméticos de boa qualidade, desde o shampoo. Lembre-se de aplicar o condicionador após todas as lavagens e retire bem os resíduos, o acúmulo do creme pode estragar o cabelo.

Já estou com pontas duplas. E agora?!

Sinto dizer que a única solução é cortar, não existe nenhum produto “milagroso” que fará as pontas duplas sumirem. Quando você corta o cabelo, ele não fica mais hidratado, mas retira a parte danificada dando uma aparência melhor aos fios.
Se você não gosta de cortes curtos e está se desesperando com a ideia de ter que cortar suas madeixas, pode respirar tranquila! Existe uma técnica chamada corte bordado, que elimina as pontas duplas e os fios arrepiados, tirando no máximo 1 cm do comprimento. Essa técnica é feita com o cabelo seco para o cabelereiro conseguir ver quais são os fios mais danificados. O preço custa em torno de R$180,00.
Aposte!
- Silicone, reparador de pontas ou sérum: Eles servem como uma cola, disfarçando as pontas separadas. Use só nas pontas e antes da chapinha. Se o seu cabelo estiver muito danificado, use todos os dias. A única desvantagem é que ele sai na lavagem.
- Hidratações e reconstruções capilares, de semana em semana ou a cada 15 dias. Se não quiser gastar muito com salão, é só ir em uma farmácia ou loja especializadas em cabelos que eles vendem produtos para fazer em casa.
- Quando estiver escolhendo shampoo e condicionador, procure por esses itens no rótulo: Óleo de argan, de cashmere, de abacate, de coco, D-pantol e protetor solar.
- Cortes regulares, de preferência de 2 em 2 meses. Além de evitar as pontas duplas, você faz seu cabelo crescer de forma mais saudável.
- É importante seguir uma dieta equilibrada e beber muita água para manter a vitalidade do cabelo.
Evite!
- Abusar das químicas, elas enfraquecem (e muito!) o cabelo.
- Prender os cabelos ainda molhados. Isso destrói os fios e prejudica até o couro cabeludo desencadeando uma seborréia.
- Respeite a regra de manter o secador a 20 cm do cabelo e nunca passe chapinha várias vezes na mesma mecha e nunca retire o bico do secador.
- Escovar o cabelo muito molhado. Escolha pentes com dentes largos e de madeira, além de pentear de baixo para cima.
E então, Gurias? Todas suas dúvidas sobre pontas duplas foram tiradas? Se vocês tiverem mais dúvidas ou outras dicas de como evita-las, deixe nos comentários!
[kiss]

Nenhum comentário:

Postar um comentário