segunda-feira, 19 de março de 2012

Vintage X Retrô

Momento... GURIA PARA TUDO!


O que é VINTAGE? Essa é uma pergunta que tenho feito a muito tempo para mim mesma, pois é um assunto que tanto ouvimos falar em moda, arte, decoração e etc. E eu não sabia o que era, então como uma pessoa muito curiosa que sou, fui atrás de saber. 
Falei com amigas que fazem Design da moda e li algumas coisas na internet. Resumindo, o que eu descobri/aprendi estou compartilhando com vocês. 
Coloquei duas versões, uma da internet que conta a história dos dois estilos e outra de uma estudante de Design da Moda, que está mais compacta e direta para entendermos.
Aproveitem!


PREDEFINIÇÃO DE: VINTAGE E RETRÔ, DIFERENÇAS E APLICAÇÕES
Versão (internet): http://pt.wikipedia.org/wiki/Vintage_(moda) 
A palavra Vintage no século XVIII passou a significar “ano em que foi feito um vinho”. Entretanto, ao longo dos anos, a palavra se incorporou ao vocabulário da moda para melhor definir uma peça de roupa ou acessório de um estilo pertencente a uma outra época. Os requisitos para ser “Vintage” são: pelo menos 20 anos de antiguidade, ser testemunha de um estilo próprio ou de um estilista, não haver sofrido nenhuma transformação (releitura) , e ainda representar um instante da moda e estar em perfeito estado. No oposto, Coleções que revisitaram certas décadas buscaram inspiração em algumas peças e que estejam sendo produzidas para consumo, portanto são releituras, e podem ser classificadas como Retro.



O termo Retro ou Retrô, significa para trás e confunde-se com o Vintage, afinal tudo tem a ver com o passado. Ainda como exemplo, o Vintage é aquele produto original encontrado em um Brechó, Loja, Bazar ou Antiquário, seja ele uma roupa, acessório ou objeto de decoração, antiga, mas emblemática e em bom estado. Ao contrário no quesito tempo, Retro é o lançamento atual de algum produto ou peça, com a inspiração Vintage e completamente repaginado. Ou seja, o Retro é algo incrivelmente novo com a aparência muito antiga e que faz sucesso pela releitura perfeita de uma época, ou de um estilo marcante 





Versão: Luíse Renon, estudante de Design da Moda. 
A principal coisa que devemos saber sobre o vintage é a diferença entre o vintage e retrô.
Vintage é a peça antiga, que foi da avó, que foi comprada em brechó, que tem uma bagagem histórica.




O Retrô é uma peça nova com cara de peça que era da avó. Uma roupa nova pode ter carinha de vintage, ares vintage, mas jamais vai ser vintage mesmo.
E isso vale pra objetos de decoração, móveis da casa, acessórios e, claro, roupas.




Como vimos, as peças são diferenciadas e bem estilosas. Aposte! 
Portanto, se você tem alguma peça que saiu da moda, inspire-se, usando-as com o que há de mais moderno no seu guarda-roupa. Caso você não tenha estas peças, saiba que há muitas marcas e lojas que trabalham com roupas vintage, inclusive sites que permitem comprar online. Basta criatividade, bom gosto e um pouco de ousadia! 



Beijinhos e até o próximo post! 

3 comentários:

  1. Amei o texto! Muito esclarecedor e lógico, tema maravilhoso para abordar! Agora quero ver post sobre cabelo e make up retrô ;)
    Beijos amiga, continua assim!

    ResponderExcluir
  2. explicou muito bem kau, como é bom ver posts com conteúdos interessantes :D

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Gurias! Essa semana teremos muitas coisas legais no blog! Fiquem sempre de olho... E não esqueçam de dar sugestões.
    Beijos

    ResponderExcluir