quinta-feira, 3 de maio de 2012

O Grande Dia... Casamento #3

Momento... GURIA PARA TUDO!

O assunto de hoje é longo, abrangente e cada pessoa sempre terá um gosto diferente de mim, que estou preparando esse post pra vocês. Na verdade, quando falamos de DECORAÇÃO muitas ideias veem a nossa cabeça. Então, quando for o SEU dia deixe sua imaginação rolar, anote tudo e depois veja o ficará melhor.



LOCAL

Procurar um local para a recepção do casamento, quer seja um hotel, ou um belo jardim, implica procurar atributos como: charme, personalidade; mais do que uma cara bonita, embora o aspecto conte muito…




Privacidade

Se optam por realizar a recepção do casamento num local público, como um jardim botânico, ou uma praia, preparem-se para a eventualidade de aparecerem estranhos na festa nem que seja só para desejarem felicidades… Se não desejarem este tipo de local, poderão escolher um local mais reservado como uma quinta para casamento, ou uma casa senhorial privada, entre outros locais, como um restaurante ou hotel que garantam a total privacidade da festa. Se optarem por um hotel, pousada ou restaurante - locais semi-públicos - tenham em atenção que estes locais por vezes fazem vários eventos ao mesmo tempo. Isto pode significar que terão de estar preparados para suportar ruídos desses outros eventos, partilhar casas de banho, ou até aparecerem convidados indesejados na recepção do vosso casamento. Antes de tomarem uma decisão, se possível, visitem o local enquanto estão a decorrer vários eventos simultaneamente e observem como o som se propaga, bem como outros pormenores relativos à situação.

Tamanho do local

Primeiro e antes de tudo, tenham a certeza que o local tem espaço suficiente para acomodar o número de pessoas que constam na lista de convidados do casamento. Um espaço pode parecer enorme quando está vazio, mas quando colocadas as mesas, as cadeiras, o local para dançar, o bar, a banda ou o DJ, tudo isto ocupará muito espaço. Mesmo que escolham um local exterior como um jardim ou uma quinta para casamento, deverão ter em consideração a necessidade de espaço amplo para se ver a relva, as árvores ou para piscina; isto para permitir que os convidados apreciem o local na sua plenitude. A melhor forma de verificar o espaço para o casamento de um local é pedir para o visitar numa ocasião em que outro casamento esteja a decorrer.

Comer, beber e áreas de diversão

Dentro de um local onde se celebra a festa de casamento, deverão existir locais óbvios onde os convidados poderão comer, beber, conviver, etc. Observem se conseguem visualizar onde cada atividade poderá ocorrer. Se o local é tão pequeno que não dá para separar em secções, poderá deixar uma sensação de demasiada confusão. Se o local é em forma de S ou noutra forma estranha, isto poderá comprometer o fluir natural da festa. Tenham também atenção a elementos como colunas ou outras obstruções do local, reparem se não bloqueiam a visão dos convidados.

Uma bela vista

Deverão também pensar para onde é que os convidados irão olhar quando não estiverem a sorrir para a câmara do fotógrafo ou distraídos com a convivência. Uma bela vista sobre o mar, ou sobre a cidade poderão ser opções muito agradáveis. Se não estiverem disponíveis este tipo de vistas, observem o local em si, e tenham em atenção se existem detalhes como:
  • belos quadros;
  • bons tapetes no chão;
  • obras de arte;
  • candeeiros de cristal fabulosos;
  • etc.
Iluminação
Tentem sempre visitar o espaço à mesma hora que vai ocorrer a recepção do casamento. O local pode parecer lindíssimo à luz do dia, mas se o casamento ocorrer ao fim da tarde, a iluminação do local a esta hora poderá ser muito defeituosa; o local também poderá parecer lindíssimo de noite com uma luz difusa e de dia aperceberem-se de manchas nas paredes ou de um chão horrível disfarçado pela escassa iluminação. 

Ambiente

A luz poderá ser um meio de criar ambiente ou de o destruir por completo. Se decidem casar durante o dia, observem se o local tem bastantes janelas, que deixem entrar a luz natural. Se o casamento acontecer à noite tenham em atenção se a luz não é demasiado brilhante. É importante que a luz possa ser controlada em locais como a entrada, o local de dança e o local do jantar. Se decidirem celebrar o casamento no exterior, ao fim da tarde, verifiquem se poderão acender velas se acharem necessário.

A cor certa

Um espaço não tem de estar pronto para a palete de cores determinada para o casamento; mas… as cadeiras, as paredes e as carpetes não deverão entrar em conflito com o tipo e decoração e ambiente escolhidos. Se pretendem encontrar um local para fazer um almoço primaveril procurem um espaço que já tenha cores claras, luzes pastéis, pois locais muito escuros não sugerem Primavera… Para um casamento mais formal e tradicional, considerem uma quinta de casamento ou outro local com cores neutras como o bege, preto ou o branco.

Sons e vibrações

Se o local onde pretendem festejar o casamento tem muito eco, sem estar vazio, isto poderá significar que os convidados terão dificuldade em conversar, pois não se irão ouvir muito bem. Um chão de madeira amplificará os sons, enquanto uma carpete espessa o ajudará a abafar. Verifiquem a qualidade do som durante um evento prévio ao vosso casamento, e decidam o tipo de música e de som de acordo com a acústica do local.
Convite



Atualmente, no 'mundos' dos convites tudo que é novo, moderno, fashion e está na moda. Por isso, muitas pessoas exigem modelos diferentes dos tradicionais; e eu separei uns modelos e algumas dicas para ajudar vocês:
  • O convite deve transmitir o estilo do casamento e da cerimônia, por isso, se você vai casar na praia, evite um convite formal e sério, abuse de artíficios deste cenário.
  • Procure convites que transmitam a personalidade dos noivos, por exemplos, noivos engraçados podem apostar em caricaturas ou algo animado e nada impede dos noivos sérios mudarem e apostar na alegria.

  • Aposte em cores, materiais diferentes e até em diversas formas. Acredite existe convite de casamento em formato de colera. O que, EU PARTICULARMENTE, não acho legal!

  • Não esqueça de deixar de lado a formalidade, mostre para seus convidados que eles são como da família.
  • Peça ajuda de profissionas para escolher e  garanto que terão ideias incriveis. Boa sorte.

Mesas e seus enfeites



Ao decorar as mesas de casamento alguns optam pela simplicidade, outros preferem a sofisticação. Seja como for, o bom gosto deve estar presente independentemente de qual seja a sua opção. Pode ter certeza que sua festa de casamento também ficará marcada pela decoração escolhida.
























Bolo e doces


O bolo do casamento merece uma atenção especial, não pode ser qualquer bolo. Nem feito por qualquer pessoa, tem que ser um bolo no mínimo maravilho, independente de quantos andares vá ter, é em torno dele que serão tiradas muitas fotos, é feito o brinde, enfim o bolo recebe tantos olhares quanto à noiva.



A grande preocupação é quanto ao formato do bolo. Muita gente não fica atenta a esse detalhe mais o modelo do bolo deve seguir o estilo da festa, e também refletir o estilo dos noivos. Existe uma grande variedade de modelos disponíveis grandes, pequenos, redondos, quadrados, simples ou elaborados, enfim não vão faltar modelos pra você escolher só não esqueça ele deve combinar com tudo o mais na festa. 



Bolos de casamento em geral possuem três camadas de recheio e quatro camadas de massa, assim escolha uma massa bem leve que permita você saborear o sabor dos recheios. Os recheios devem ser escolhidos primeiramente de acordo com seu gosto, e recheios mais comuns são: nozes, doce de leite, baba de moça e damasco.
O bolo da noiva é tradicionalmente aquele todo branco, mas você  pode incrementar seu bolo com detalhes coloridos ou com os tradicionais rendados, flores, laços e etc. Na hora de determinar o formato do bolo, quantos andares e a decoração peça ajuda ao profissional que ira fazê-lo, explique o que você tem em mente, o tipo de festa que vai fazer, a decoração, o seu estilo, depois ouça o que ele vai sugerir como melhor opção e com certeza você vai fazer uma boa escolha.




Os doces é de sua opção. Contudo, hoje em dia eles também são um 'adorno' que quase nunca faltam nas festas de casamentos. Veja, se o local que você for fazer a festa comporta e faça a sua escolha.


Lembrancinhas


Aqui vão algumas ideias de lembrancinhas de casamento. Lembrando que, é QUESTÃO de ESCOLHA e CRIATIVIDADE. Use sua imaginação!







Por hoje é isso, espero que vocês estejam gostando. Sei que posso ter deixado alguns tópicos passar em branco; mas o mais essencial acredito que está aí.

Até amanhã!

[love]

Um comentário:

  1. Adorei! Estou precisando de dicas para esse tipo de evento ;)

    ResponderExcluir