terça-feira, 7 de maio de 2013

Guia de limpeza para a sua maquiagem

Momento...GURIA PARA TUDO!
Semana passada vimos a maquiadora sênior da MAC - Fabiana Gomes esteve por aqui. Hoje, trago dicas que ela dá de como manter toda a sua maquiagem desde pinceis a produtos limpinhos e higienizados. As dicas são para profissionais e amantes da maquiagem em geral. Aproveite!
Higiene é fundamental e, provavelmente, a melhor amiga da saúde. Até aqui nada de novo, né? Mas e a limpeza da sua maquiagem? Já pensou nisso? Para maquiadores profissionais, que compartilham seus produtos com diversas pessoas, eu diria que é uma obrigação. O processo de maquiar outra pessoa é algo íntimo. Além de tocar o rosto, você estará a uma distância média de 30, 40 centímetros dela. Quando estamos tão próximos de alguém vale a pena prestar atenção em tudo:
Geral -
 Evite usar perfumes fortes. Não é porque você ama notas adocicadas que a ‘coitada’ que você está maquiando é obrigada a ficar enjoando durante a maquiagem. Vale a pena estar atento a higiene bucal. Dentes escovadinhos, trabalhados no fio dental e hálito puro são mais que bem vindos para contatos tão próximos. É fumante? Tente controlar-se e não fumar antes nem durante a maquiagem.
As mãos – Começar o trabalho higienizando as mãos em frente a sua cliente/modelo mostra como você é atento a detalhes, além de limpinho. Gosto de usar higienizadores em álcool gel com essência de lavanda – nada como proporcionar bem estar a sua ‘maquianda’. Vale dar uma reforçada para quem fuma: lave bem as mãos até ter certeza de que não estão exalando cigarro antes de usar o álcool gel, que é bom, mas não é santo!
Pincéis - Devem ser lavados com xampú e enxaguados em água corrente (xampú infantil funciona bem para limpar pincéis). Para começar, é bom separá-los em dois grandes grupos: o de pincéis usados para produtos cremosos e o de pincéis usados para produtos em pó. Depois gosto de separar por categoria (usados nos olhos, boca e rosto) e lavá-los separadamente. Organizados os grupos, vamos tratar da mistura que vai deixá-los limpos e higienizados. Num recipiente com água, coloque uma colher de sopa de shampoo infantil e 100 ml de álcool 70%. Mergulhe as cerdas dos pincéis nesta mistura e depois, com movimentos circulares, esfregue delicadamente as cerdas – use a palma das mãos. Enxague em água corrente. Como o álcool tende a ressecar as cerdas, se sentir necessidade, use um pouco de condicionador no enxague. Em função do uso frequente e da necessidade de limpá-los diariamente, pincéis de uso profissional acabam tendo uma vida útil menor do que os pincéis de uso pessoal. Resigne-se. Refaça a forma das cerdas ‘abraçando-as’ com as mãos antes de colocar os pincéis para secar. Para secá-los, apoie-os sobre uma mesa com as cerdas na borda (para fora), assim elas secam mais rápido. Se estiver desesperada e precisar usar os pincéis naquele minuto, use secador com ar frio direcionado no sentido cabo cerdas. Se tiver mais de um trabalho no dia ou com mais de uma modelo/cliente, limpe os pincéis entre um uso e outro. Existem ótimos limpadores de pincéis. Umedeça um lenço de papel com o produto e esfregue as cerdas com carinho.
Normalmente, quanto mais forte o cheiro do limpador, mais rápido o pincel seca. Como milagres não existem, esses limpadores mais fortes são os que mais detonam os pincéis. Não tem limpador e não dá tempo de lavar? Use demaquilante ou lenço umedecido. Limpadores que amo: Brush Cleanser MAC, Pro Performance Airbrush Cleanser MAC (ótimo para retirar maquiagem a prova d’água),  The Master Brush Cleanser (pastinha usada por pintores para remover tinta óleo e tinta acrílica entre outras). Atenção! NÃO é um produto de beleza e NÃO é recomendado para este uso. No entanto, limpa magnificamente bem os pincéis e até hoje não conheço nenhum caso de alergia ou irritação relacionados ao produto. Maquiadores amam esta pasta! As esponjas também devem ser lavadas. O processo pode ser o mesmo dos pincéis. Note que as esponjas devem ser trocadas com frequência máxima de dois meses. Esponjas descartáveis são uma opção – não muito ecológicas, mas uma opção.
E você pensa que acaba por aí? Fabi Gomes ainda falou sobre a higienização de produtos em pó, cremosos, líquidos, batons, lápis, máscara para cílios e outros acessórios. Aguardem que vem mais um post por aí!


As dicas também estão no site do Petiscos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário